quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cachoeirinha pode ganhar clube de rugby



O esporte de Cachoeirinha pode comemorar a vinda para a cidade de um clube de rugby, modalidade que voltará ao calendário olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. O secretário de Desporto e Lazer, Irani Teixeira, está negociando com o San Diego Rugby, de Porto Alegre, que deverá passar a representar Cachoeirinha no esporte e ampliar as condições da cidade em revelar um atleta olímpico para 2016.
Nesta quarta-feira pela manhã, Irani ouviu a proposta do empresário Diego Martin Diaz, proprietário do time. Em seguida, levou o empresário para conhecer o Complexo Esportivo da Amopam. A receptividade à estrutura, que foi revitalizada pelo governo no ano passado, foi tão boa que Diaz já deixou marcado para Cachoeirinha o próximo jogo do clube no Gauchão de Rugby. Será no dia 10 de julho, na Amopam, contra o Charrua, com apresentações ainda dos times juvenil e feminino.

ASCENÇÃO – O rugby está em ascenção mundial e nacional. No mundo, ganhou destaque com o filme Invictus, inspirado na trajetória da Seleção da África do Sul campeã mundial em 1995 sob a liderança de Nelson Mandela. No Brasil, segundo Diaz, a seleção masculina já mostrou competitividade no último Sulamericano e a feminina está entre as dez melhores do mundo.
O empresário diz que a intenção do San Diego é popularizar entre os jovens o esporte, que dissemina valores de cidadania, espírito de equipe e superação. O time que atualmente joga em Porto Alegre tem, por exemplo, oito integrantes que passaram a estudar Educação Física e também querem difundir o rugby. “Nossa proposta em Cachoeirinha é consolidar o clube e criar um público torcedor, o que é mais difícil em Porto Alegre”, completou Diaz.
Irani Teixeira comemorou o interesse e disse que o projeto do San Diego vem ao encontro da principal filosofia do governo municipal para o esporte, que é ampliar a prática de outras modalidades além do futebol e profissionalizar atletas. O secretário conversou também com o diretor técnico do time, Eraldo Pinheiro, sobre a possibilidade de incluir o rugby em 2010 no Programa Segundo Tempo, importante política de turno inverso do atual governo que atende a mais de 3 mil jovens. Eraldo é da coordenação estadual do programa.

O clube San Diego
Criado em 2006, treina atualmemente no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O clube é bicampeão gaúcho e vice da Copa do Brasil.

SAIBA MAIS - Em 1823, durante um jogo escolar de futebol na cidade inglesa de Rugby, um jovem chamado William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e correu em direção ao gol dos adversários. Hoje, o rugby tornou-se um dos esportes mais populares do mundo, com milhões de pessoas jogando e assistindo ao jogo. O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo. O primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O objetivo do jogo é levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcar pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.