sexta-feira, 3 de junho de 2011

Homenagem ao E C Cruzeiro na Assembléia

Por Delmar Costa

O Esporte Clube Cruzeiro foi tema do grande expediente nesta quarta-feira, dia 1 de junho, na Assembléia Legislativa do estado. A homenagem prestada pelo deputado estadual Miki Breier (PSB) lembrou a exitosa campanha deste clube.

“Esta homenagem é para um clube que foi fundado em 14 de julho de 1913. São, portanto, 98 anos de existência que estão se completando”, assinalou o deputado.

A boa campanha do time lhe garantiu ainda a maioria dos prêmios na festa oficial dos melhores do Gauchão 2011. Das 18 categorias, o Cruzeiro conquistou seis prêmios. Dentre eles, o de Dirigente do Ano do Futebol Gaúcho, para Dirceu Castro; o de melhor técnico, para Leocir Dall”Astra, e o Troféu Fair Play, pela equipe mais disciplinada da competição.

Miki Breier lembrou outra novidade na trajetória do Cruzeiro: a construção da Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.

O novo estádio do clube terá capacidade para abrigar 15.000 pessoas.

“O Cruzeiro agora será o time da cidade. Além dos benefícios sociais, sua chegada provocará mudança na indústria, comércio e rede hoteleira da cidade”, comemorou o deputado, que é natural daquela localidade.

O deputado assinalou que o processo de integração do time com Cachoeirinha já está em curso.

“Há hoje cerca de 3.000 crianças nas 10 escolhinhas que funcionam em diversos locais da cidade. Em pouco tempo, o Cruzeiro, irá de fato, se viabilizar como uma outra opção para o esporte gaúcho”,

Salientou também, que o Cruzeiro até hoje é o único time realmente “campeão de tudo”, tendo sido campeão estadual nas modalidades do futebol, basquete, futsal e vôlei, lembrou Miki Breier.

Estiveram presentes no Grande Expediente o presidente do clube Dirceu de Castro, o vice-presidente, Antônio Rahade Sobrinho; o presidente do Conselho Diliberativo, Brasil Brasil Leite; o Secretário de Saúde de Cachoeirinha, Gerson Cutruneo; o representante da Câmara de Vereadores, vereador João Tardetti; o representante da Federação Gaúcha de Futebol, Bráulio Barbosa de Lima, além de conselheiros, torcedores e comunidade.

A homenagem ao Esporte Clube Cruzeiro encheu de saudosismo os parlamentares.

Nos aparates, os deputados Gerson Burmann (PDT), Chicão Gorski (PP), Catarina Paladini (PSB), Cassiá Carpes (PTB), Raul Pont (PT), Giovani Feltes (PMDB), Raul Carrion (PCdoB), Paulo Odone (PPS) e o presidente da Casa, deputado Adão Villaverde (PT), narraram memórias da atuação do cruzeirinho.

“Eu era colorado, mas ia junto com meu pai nos jogos do Cruzeiro. Tenho boas lembranças dessa época e guardo juntas as bandeiras do Internacional e do Cruzeiro”, contou Villaverde.

O deputado Raul Pont, falou que nos anos de 1960 não apenas acompanhava os jogos na ‘Colina Melancólica’, mas atuava no time de basquete do clube.

“Participávamos do campeonato da Capital, que era também disputado pelo Inter e pelo Grêmio”, lembrou.

Odone recordou o primeiro jogo que assistiu do Cruzeiro.

“Lá, naquele mesmo campinho em que havia sido o cemitério, assisti à primeira partida de futebol. Meu pai era delegado de Polícia e, na época, fazia o policiamento do campo. O campinho do Cruzeiro era o que havia de melhor”, narrou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.