quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caminhante dos Pampas

Gilmar Sousa Chagas

O ex-integrante do CMPA, militar da reserva da Força Aérea Brasileira, Gilmar Sousa Chagas caminhará 1100 quilômetros em junho deste ano, percorrendo os antigos caminhos da chamada Estrada Real, que liga cidades históricas de Diamantina(MG), Ouro Preto(MG), Aparecida(SP) e Paraty(RJ)
OBJETIVO
O objetivo é percorrer este trajeto conhecido como Estrada Real a pé perfazendo mais  de 1100 km, partindo de Diamantina no dia 17 de junho e chegar a Paraty no dia 22 de julho de 2012, cumprindo 36 dias de percurso a pé.
A caminhada, segundo Chagas, tal como a navegação do Cel Hiram, também será uma forma de homenagear o Colégio Militar e trazer-lhe mais visibilidade nacional no ano em que completa o seu centenário de criação.
CHAGAS
Chagas trabalhava na Seção de Comunicação Social do Colégio nos anos 90, quando foi acometido por uma doença grave que lhe custou a passagem para a reserva da FAB.
Para esta caminhada, obteve o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, cidade onde reside, contando  auxilio  direto do Prefeito Vicente Pires e de seu ex-secretário de Desporto e Lazer Irani Teixeira.
Como estará fora de seu Estado natal e para dar maior força de divulgação à empreitada, Chagas escolheu a alcunha de Caminhante dos Pampas, a qual estará presente em todas as peças publicitárias que forem feitas.
HISTÓRICO DA ESTRADA REAL
Estrada Real é o nome dado aos importantes caminhos utilizados entre as regiões mineradoras de Minas Gerais e a corte no Rio de Janeiro, na época do Brasil colonial.
Recebeu este nome por ser decretada pela coroa portuguesa, a “estrada oficial” para o transporte de produtos, pessoas e animais, para a devida cobrança de impostos. Eram duras as penas para quem se desviasse desta estrada.
Essas vias surgiram a partir do século 17, muitas delas originárias de antigas trilhas indígenas e foram de cenários determinantes para a história do Brasil. Graças à Estrada Real, ocorreram a interiorização e a urbanização do País, além do surgimento de vilas e povoados que deram origem a algumas das principais cidades brasileiras.
ABERTURA OFICIAL:
No dia 16 de junho de 2012 será realizado um cerimonial na Prefeitura de Diamantina/MG, com a participação das autoridades locais, membros do projeto, patrocinadores e imprensa.
SAIDA: 17 de Junho de 2012, de Diamantina – MG
CHEGADA: 22 de Julho de 2012 – em Paraty – RJ, às 12 horas
TRAJETO:
O trajeto a ser realizado pelo  Projeto, Aventura Caminhada 2012, pelo Caminhante dos Pampas, será cumprido a pé pela conhecida Estrada Real, que passa pelas cidades históricas de Diamantina (MG), Ouro preto (MG), Aparecida (SP) e Paraty (RJ), perfazendo mais de 1100 km pelo caminho dos Diamantes e do Ouro que eram levados ao Caminho do Mar.
Percorrendo estas rotas históricas de volta a um passado rico de mistérios, suor e magias na bela ESTRADA REAL, para dignificar o centenário do nosso CMPA, o Colégio dos Presidentes, nas estradas, bandeiras e caminhos deste valoroso Brasil.
BOLA EM JOGO
A reportagem do Bola em Jogo estará acompanhando esta aventura deste morador de Cachoeirinha, com boletins semanais, contando por onde Chagas andou, percurso percorrido e como está se sentindo fisicamente nesta caminhada. 

Cel.  Severo, Irani e Gilmar Chagas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.